Profissão e atuação do gerontólogo

mao jovem segurando mao de uma pessoa idosa

Você conhece a profissão de Gerontólogo e quais são as possíveis áreas de atuação? Neste conteúdo vamos explicar tudo sobre esse belo trabalho e de muita importância para a população de idosos.

O Gerontólogo é o profissional responsável por compreender e estudar os processos relacionados ao envelhecimento, ou seja, questões físicas, sociais e emocionais que surgem para a população que está na fase 60+.

A pessoa que está nessa faixa etária precisa de atenção, carinho e de indivíduos que ouçam, de fato, o que tem a dizer e o que estão sentindo. É de extrema importância entender o que está passando e como é possível melhorar por meio de intervenções no dia a dia.

Esse profissional possui formação multidisciplinar, ou seja, durante as aulas de Gerontologia estuda psicologia, nutrição, biologia, direito, serviço social, antropologia, administração, entre muitos outros aspectos relevantes que auxiliam no bem-estar dos idosos.

Possui uma visão sobre tudo o que acontece na vida das pessoas do ponto de vista biológico, psicológico e sociológico.

Com o passar do tempo o idoso começa a apresentar algumas dificuldades, como a fragilidade, menos disposição, a coordenação não é mais a mesma e surgem doenças que precisam ser tratadas. Além de sintomas como solidão, baixa autoestima e depressão.

A preocupação do Gerontólogo é em ajudar as pessoas a envelhecer da melhor maneira possível. Dá orientações de planejamento e cuidados no dia a dia, entendendo as necessidades de quem está com uma idade avançada, pois dessa forma ajuda a manter a qualidade de vida do idoso.

É um trabalho que cresce a cada ano, considerado por muitos “a profissão do futuro”, somado ao fato de que daqui cerca de 50 anos dados indicam que haverá mais idosos do que crianças, por isso é importante ter profissionais preparados e capacitados para atuar nessa área.

Além disso, o Gerontólogo possui diversas áreas para atuar no mercado de trabalho, como na gestão de casos, políticas públicas, educação (ensino e pesquisa), reabilitação, reinserção na sociedade, segurança, home care, atividades corporais e comportamentais, em hospitais, clínicas especializadas, centros e unidades básica de saúde, ambulatórios, instituições que cuidam de idoso, como as casas de repouso, entre muitas outras.

Vale ressaltar que Gerontologia não é a mesma coisa que Geriatria, essa segunda é uma especialidade médica e o profissional busca fazer diagnósticos, como: saber sobre as cirurgias que já foram feitas, quais remédios toma, se pratica exercício físico, se fuma ou bebe, entre outros aspectos relacionados diretamente com a saúde.

São profissões diferentes, mas integradas no objetivo de proporcionar o melhor para a vida dos idosos. A velhice não é sinônimo de doença e o Gerontólogo demonstra isso.

Autor: Em Família – Residencial Sênior

Posted in Uncategorized.