GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA

Graduação em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP) – EACH|USP

O Projeto Político Pedagógico (PPP) original do curso previu que o Gerontólogo atuaria essencialmente na gestão dos cuidados gerontológicos. Desde 2005, com a experiência de implantação do curso, a formação de diversas turmas e discussões continuadas dentro e fora da universidade, no Brasil e no exterior, entende-se que o bacharel em Gerontologia deve ser preparado para realizar gestão da atenção ao envelhecimento e à velhice em diversas áreas de atuação, e não somente na área da saúde. Sua atuação na área da educação e cultura, na área das políticas públicas, na defesa dos direitos e na área da gestão de organizações e de casos será essencial para os avanços que devem ocorrer no campo da Gerontologia brasileira.

Mais informações:

https://www5.usp.br/ensino/graduacao/cursos-oferecidos/gerontologia/

Graduação em Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – DGero/São Carlos

Profissional com formação generalista na área de gerontologia, humanista, crítico e reflexivo. Profissional capacitado a atuar na gestão da velhice saudável e na gestão da velhice fragilizada pautado em princípios éticos e científicos da atenção à saúde do idoso. Capaz de atuar em contextos multiprofissionais e interdisciplinares na perspectiva da gestão de diferentes questões que surgem individual e coletivamente na velhice. Diante das demandas de cuidado, o profissional deverá ser capaz de compreender, criar, gerir, desenvolver e avaliar formas de apoio ao idoso e seus cuidadores familiares e profissionais, considerando questões biológicas, psicológicas e sociais da velhice

Mais informações:

https://www.gerontologia.ufscar.br/pt-br/graduacao

PÓS GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA

Pós Graduação em Gerontologia da Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS) – Unidade Barra Funda

O curso objetiva desenvolver habilidades e atitudes que permitam uma abordagem adequada a pessoas idosas, incentivando a criação de práticas humanizadas e pautadas na integralidade da atenção ao idoso, família e comunidade.

Mais informações:

https://faculdadesbws.com.br/curso/gerontologia/?fbclid=IwAR0bNuqAvneb5D9MJXJw7jtaPfJZyv23QLC_o_8F8HWppRbliSPlo472zdY

Pós Graduação em Gerontologia da Universidade de São Paulo (USP) – EACH/São Paulo

O programa de Pós-Graduação em Gerontologia apresenta uma área de concentração e três linhas de pesquisa. Esta única área se justifica a partir do entendimento que as linhas e os projetos que a integram partilham, entre si, três pressupostos:

1) o envelhecimento é um processo natural e contínuo que implica em um conjunto de transformações biopsicossociais que ocorre com o passar do tempo em todos os seres humanos;

2) o envelhecimento é único, individual e heterogêneo, sendo influenciado pela interação entre fatores internos e externos; e

3) o envelhecimento ativo e bem-sucedido depende não só de ações nas áreas da saúde e social, mas em outros setores (educação, economia, trabalho, segurança, entre outros).

Mais informações:

http://ppger.each.usp.br/

Pós Graduação em Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – DGero/UFSCar

O curso tem como objetivo capacitar o pós-graduando, teórica e metodologicamente, para atuar como docente no ensino superior e iniciar a carreira de pesquisador produzindo conhecimento em Gerontologia e tornando-o acessível à comunidade científica e à população.

Mais informações:

https://www.ppggero.ufscar.br/pt-br